domingo, 24 de julho de 2011

Shakespeare hoje e sempre

Existe uma visão oriental que define que o homem projeta suas carências no amor, para Platão o desejo está à origem da amizade e do amor e é sempre expressão de uma carência, sendo assim não é somente na Física que a lei dos opostos se atraírem funciona.
O ser humano possui uma tendência a amar alguém com gostos e manias totalmente contrarias, para que assim se sinta completo; A emoção e desejo se tornam maiores quando se envolvem por aquilo que é mais difícil de acontecer, pelo desafio, é só pensar que o maior clássico da literatura inglesa e do teatro é Romeu e Julieta:
“Duas casas, iguais em dignidade - na formosa Verona vos dirão - reativaram antiga inimizade, manchando mãos fraternas sangue irmão. Do fatal seio desses dois rivais um par nasceu de amantes desditosos” William Shakespeare, trecho do livro Romeu e Julieta.
Um livro de 1582, achou antiquado? O filme “Cartas para Julieta” também é uma ótima pedida, mas ainda continuamos com um clássico de Shakespeare lindo e super atual.
"Duvides que as estrelas sejam fogo, duvides que o sol se mova, duvides que a
verdade seja mentira, mas não duvides jamais de que te amo."  William
Shakespeare, trecho do filme Cartas para Julieta.

Um comentário:

  1. Amiga, como assim eu só descobri esse seu blog agora?
    Não é justo esconder esses tesouros e olha, tenho que dizer, que só um texto bem articulado desse pra me fazer entender porque os opostos se atraem.
    Amei e vou continuar lendo! :)

    ResponderExcluir